Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
Atribuições, organização e funcionamento
O SPO assegura o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade (Decreto-lei nº 190/91).
As actividades desenvolvidas, de forma integrada e integradora, nos domínios da orientação vocacional, do apoio psicopedagógico e do sistema de relações da comunidade educativa visam garantir a igualdade de oportunidades, promover o sucesso educativo e aproximar a escola, a família e o mundo do trabalho.
Para contribuir para as metas da Estratégia Europa 2020, ou seja, para promover um desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo o SPO conjuga a sua atividade com os órgãos de direção e gestão, com as estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, com os encarregados de educação e com várias valências da comunidade.
O seu enquadramento em contexto escolar proporciona um conhecimento contextualizado das situações e possibilita a articulação com os diferentes atores do processo educativo, promovendo uma multiplicidade de abordagens que conduz a respostas mais eficazes. Este enquadramento, promotor da qualidade do serviço educativo prestado, permite mobilizar, adequar e monitorizar, de forma sistemática as respostas, tornando-as um contributo significativo para as metas do Projeto Educativo.
Atendimento aos alunos e encarregados de educação
A psicóloga está disponível para atender os alunos e encarregados de educação que o solicitarem. Os atendimentos estão sujeitos a marcação e a sua calendarização depende das actividades planeadas e da urgência/prioridade do caso. Os atendimentos poderão ser agendados contactando o respetivo director de turma ou marcando, directamente com a psicóloga, através do telefone da escola.
Autonomia técnica e científica e código deontológico